Adicionar aos Favoritos

quinta-feira, 21 de março de 2013

100 anos

Comemorar 100 anos de vida não é para qualquer um. E na ativa, muito menos! Lembro de raros artistas pelo mundo que tiveram este maravilhoso privilégio, quer dizer, o privilégio de ver estes homens e mulheres incriveis trabalhando é nosso.

Pois não deve ser nada fácil levar tantas histórias, tantas lutas, tantas pessoas por tanto tempo. E não falo da cabeça e tão pouco do coração, falo do pesar do corpo. Esse sim tem prazo de validade.

Então, estamos vendo mais uma grande personagem da nossa história festejar, em breve, seu centenário brindando a arte com lindos trabalhos, inclusive, alguns inéditos.

Trata-se de Tomie Ohtake, vinda do Japão em 1936. Iniciou sua carreira aos 40 anos e tornou-se um símbolo de mulher brasileira e uma referência no mundo das artes.

 
 
Para comemorar este grande momento, a primeira das três exposições que o Instituto Tomie Ohtake elaborou para homenagear a artista em 2013 é intirulada, Correspondências, sob a curadoria de Agnaldo Farias e Paulo Miyada, com obras de Tomie e outros artistas contemporâneos, como Mira Schendel, Alfredo Volpi e Paulo Pasta. Na Galeria Nara Roesler, São Paulo, Pintura e Pureza, esta com curadoria de Agnaldo Farias. Nesta mostra foram reunidas as criações mais recentes de Tomie, realizadas entre 2011 e 2012. Ambas exposições estarão em cartaz até 24 de março de 2013.

Em breve mais homenagens serão anunciadas. Afinal comemorar é preciso! E nos resta apenas render homenagens e apreciar a tragetória desta inestimável artista.

Fonte: www.unifieo.br

TOMIE, Othtake
Composição
50 x 50 cm - GRAV - CID - 1982
Peternce ao Acervo FIEO


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário