Adicionar aos Favoritos

quarta-feira, 20 de junho de 2012

João Rossi - Polimatéricas


A CAIXA Cultura São Paulo / Sé apresenta até dia 15 de julho de 2012 a exposição POLIMATÉRICAS DE JOÃO ROSSI NA CAIXA CULTURAL SP.

Em exposição 70 pinturas, gravuras e esculturas do paulistano João Rossi e suas várias nuances, sob a curadoria de Cláudia Lopes.



 Fonte: osascoagora.com.br

João Rossi, pintor, gravador, ceramista, escultor, muralista e professor, nasceu em São Paulo, na Rua Augusta, em 1923, e faleceu em sua casa-ateliê, na Vila Sônia, em 2000.

Depois de viver em Montevidéu, Uruguai (1950), transferiu-se para Assunção, onde foi professor de história da arte, desenho e pintura, contribuindo para a introdução da modernidade no Paraguai. Retornou, em 1953, a São Paulo onde continuou exercendo o magistério, paralelamente a sua carreira artística.


 
Fonte: materias.wishreport.com.br

 Em 1954, ingressou como professor, na Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado, da qual se tornou diretor, em 1959, permanecendo no cargo até 1972. João Rossi participou de diversas exposições coletivas, entre elas a 8ª Bienal Internacional de São Paulo. Realizou várias individuais no Brasil, Paraguai, Colômbia e Cuba.

Em 1971 tornou-se professor da Universidade Mackenzie, na qual ensinou até 1983. Em 1968, realizou, juntamente com Caciporé Torres, os murais “História da Cidade de São Paulo” para a fachada do Palácio dos Bandeirantes – sede do governo estadual. No início de sua carreira Rossi produziu uma obra voltada, sobretudo, para a realidade social latino americana. Com o tempo, sua obra passou a ter, como motivo, a cidade de São Paulo. Na realização de sua obra, Rossi utilizou materiais variados, caracterizando-a como polimatérica.

Fonte: www1.caixa.gov.br/imprensa


Não perca!
Até 15 de julho na CAIXA Cultural São Paulo, Praça da Sé, 111, próximo à Estação Sé do Metrô.
De terça a domingo, das 9h às 21h. Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400. Acesso para pessoas com necessidades especiais. Entrada: franca
Recomendação etária: livre. Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário