Adicionar aos Favoritos

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Arte Naïf

Foto: Sueli Rocha

Lourdes de Deus - A primavera Chegou - OST
A palavra francesa "Naïf" pode ser traduzida como "ingênua" e se aplica a um tipo de arte apresentada por pessoas simples, sem formação acadêmica, ou que simplismente não seguem os padrões instituidos pelas artes plásticas. Também conhecida como Primitivismo e os seus autores podem ser chamados de primitivistas, impressionistas, cubistas, futuristas...
Nas obras são aplicados traços livres e simples em cores primárias, sem deixar de lado as particularidades de cada artista, normalmente abordam temas religiosos, políticos, ambientais, folclóricos entre outros, sempre utilizam uma pitada de irreverência que as vezes soa como denúncia.
A Itália, França, Ex-Ioguslávia, Haiti e Brasil possuem uma imensa relação de nomes consagrados e reconhecidos mundialmente, como Waldomiro de Deus, Djanira, Lourdes de Deus, Antonio Poteiro, Isabel de Jesus, Camilo Eduardo Tavares, Chico da Silva, sendo este, único artista naïf brasileiro a ser premiado numa bienal de Veneza.
No Rio de Janeiro, a exemplo da França, itália, Espanha e Argentina, existe um museu que cultiva a memória e garante o futuro da história deste gênero, trata-se do MIAN Museu Internacional de Arte Naïf, com 6000 obras nacionais e de mais 100 países.
Há os que acreditam que a arte naïf assemelha-se aos desenhos infantis, mas os desenhos infantis não passam de diversão, o pintor naïf traz em suas pinceladas muito mais que isso, apresenta sua visão crítica e seus sentimentos em relação ao mundo. Sem se preocupar com a estética perfeita e sim com a mensagem perfeita. O crítico de arte europeu Anatole Jackobe, diz que: "o naïf começa onde morre a infância".

2 comentários:

  1. - Oi Adriana, meus parabéns!!!
    Que bom que vc está do lado da Arte, que é tão frágil e incompreendida. Continue firme a nos apoiar. Você já percebeu que somos todos Dons Quixotes?
    Mas sem nós só restarão pedras...frias.

    Um grande abraço.
    Edgard Santo Moretti

    ResponderExcluir
  2. Adriana,
    adorei o espaço. Fico muito feliz e me orgulho em saber que você está cada vez melhor naquilo que faz porque o faz com amor.
    Parabéns mesmo.
    Visitarei sempre o seu espaço.
    Bjokas da Luciana Palhete

    ResponderExcluir