Adicionar aos Favoritos

sábado, 12 de julho de 2008

Louvre

O gigante Museu do Louvre, construído entre 1852 e 1857 por Napoleão e localizado entre os rios Sena e Rivoli em Paris, teve sua tragetória modificada após abrigar a corte francesa e ser abandonado por Luís XIV que se mudou para o Palácio de Versalhes. O Louvre foi aberto ao público como museu em 8 de novembro de 1793, durante a Revolução Francesa.

O Museu possui uma rica estrutura que abriga obras de arte de todos os cantos do mundo e que são visitadas por milhares de turistas todos os anos.

No interior do museu podem ser apreciadas coleções inteiras doadas por colecionadores particulares, dentre gravuras, esculturas e telas encontra-se obras que por si só carregam valores históricos inestimávéis para a humanidade, a exemplo da Monalisa de Da Vinte e da Vênus de Milo,famosa estátua em mármore que representa a deusa do amor, encontrada na ilha de Milo por um campônes e mais tarde descoberta como de autoria de Alexandros de Antióquios. Dentre os artistas brasileiros estão as peças do pernambucano Mestre Vitalino.

O Museu por si só é uma obra de arte que em 1988 ganhou em sua entrada principal uma pirãmide em vidro com 21 metros de altura e 200 toneladas de vidro e vigas, assinada por Ming-Pei e inicialmente polêmica pelo contraste entre o moderno e o clássico.

Site: http://www.louvre.fr

                       imagem: infoescola.com